Doutorado e Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias (4 créditos, 60 horas)

 

Bioestatística (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Conceito. Planejamento em pesquisas médicas. Coleta, apuração e resumo dos dados. Medidas de tendência central, dispersão e de forma. Distribuição de probabilidades. Estimação de dados paramétricos e não-paramétricos. Análise de variância. Análise multivariada: regressões linear e logística. Análise de sobrevivência: Kaplan-Meier, Cox-Mantel e Haenszel. Tomada de decisões em medicina baseada em evidências. Tamanho das amostras e transformações de dados.


Epidemiologia Aplicada (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Epidemiologia: conceitos básicos. Medidas de frequência de doenças. Vigilância epidemiológica. Transição demográfica e epidemiológica. Medidas de efeito e medidas de associação. Métodos empregados em epidemiologia: estudos descritivos e analíticos. Associação estatística em epidemiologia. Sistemas de informação em saúde. Dinâmica de transmissão de doenças. Doenças emergentes e reemergentes.

 

2. Disciplinas não obrigatórias (2 créditos, 30 horas)

 

Alterações Endócrinas nas Doenças Infecciosas (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Discursão em grupo e Seminários em artigos científicos originais atualizados.

 

Aspectos Toxicológicos dos Medicamentos Utilizados no Tratamento das Doenças Tropicais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Introdução à toxicologia. Cinética de fármacos. Estudo dos efeitos nocivos nas doses terapêuticas e tóxicas dos fármacos utilizados no tratamento da malária, helmintíases e protozooses intestinais, doença de Chagas, leishmanioses, hanseníase, raiva humana. Fundamentos da monitorização terapêutica de medicamentos.

 

Biologia Molecular Aplicada ao Estudo das Doenças Tropicais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estrutura das moléculas de ácidos nucléicos. DNA no diagnóstico de doenças. DNA recombinante e suas vantagens. Hibridização dos ácidos nucléicos. Estratégias para obtenção de uma sonda. Seleção do banco para isolar um fragmento específico. Evolução dos métodos de diagnóstico baseado na análise de DNA e suas vantagens. Princípios da terapia gênica e outras terapias baseadas em genética molecular e de tratamento com proteínas recombinantes ou vacinas produzidas por engenharia genética. Técnicas de biologia molecular utilizadas nos estudos epidemiológicos. Vantagens e desvantagens da sua aplicabilidade dentro da região amazônica. Interpretação, síntese, análise e discussões de textos de biologia molecular, básica e aplicada.

 

Câncer e Agentes Infecciosos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estudo da oncogênese ocasionada por agentes infecciosos, seus mecanismos moleculares e o envolvimento do microambiente.

 

Desenvolvimento de Tese (8 créditos, 120 horas)

Ementa: Desenvolvimento de Tese.

 

Estrutura e Ultra-Estrutura de Protozoários Parasitos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Estrutura de protozoários parasitos. Estrutura e meio de locomoção de protozoários flagelados. Ultraestrutura de protozoários flagelados. Estrutura e meio de locomoção de protozoários ciliados. Ultraestrutura de protozoários ciliados. Estrutura e ultraestrutura de protozoários do Filo Apicomplexa. Estrutura e meio de locomoção de protozoários amebídeos. Ultraestrutura de protozoários amebídeos. Mecanismo de interação dos protozoários parasitos com a célula hospedeira. Princípios gerais de sinalização celular para o estabelecimento da parasitose. O papel de superfície e o dinamismo da polimerização de proteínas do citosqueleto para o estabelecimento da parasitose.

 

Estudos Quantitativos em Saúde Coletiva (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Análise quantitativa de dados epidemiológicos com a aplicação de softwares.

 

Ética em Pesquisa com Seres Humanos (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceitos, históricos e fundamentos da bioética. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos (Res. 196/96-CNS/MS). Ética nas pesquisas em áreas temáticas específicas. Discussões em grupos e seminários.

 

Etiopatogenia das Principais Protozooses de Interesse Medico da Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Promover o treinamento prático e o aprofundamento teórico em temas envolvendo a relação hospedeiro - agente lesivo relativo aos protozoários, helmintos, artrópodes e animais peçonhentos causadores ou transmissores de doenças humanas, com ênfase aos encontrados na região amazônica.

 

Fundamentos de Bacteriologia e a Etiopatogenia de Doenças (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Princípios e métodos de diagnósticos etiológicos das doenças produzidas por bactérias. Relação hospedeiro-parasito-ambiente nas doenças bacterianas. Morfologia e estrutura da célula bacteriana. Nutrição e crescimento. Metabolismo bacteriano. Genômica e proteômica bacterianos. Taxonomia bacteriana. Flora normal do corpo humano. Mecanismos de patogenicidade das bactérias. Mecanismos de defesa do hospedeiro. Diagnóstico bacteriológico. Origem e estrutura dos principais agentes bacterianos. Mecanismos de ação dos antibacterianos. Espectro de ação e indicação dos antibacterianos. Resistência bacteriana a drogas. Controle laboratorial do tratamento das infecções bacterianas. Epidemiologia das infecções bacterianas. Esterelização e desifecção. Staphilococcus. Streptococcus. Neisseria. Corynebacterium. Listeria. Hemophilus. Bordetella. Brucella. Generalidades sobre enterobactérias. Escherichia. Salmonella e Shigella. Vibrio. Pseudomonas. Generalidades sobre anaeróbios. Bactérias anaeróbias de maior significado clínico. Micobactérias e Norcadias. Outras bactérias de importância médica na Amazônia.

 

Fundamentos de Biologia Celular e Doenças Tropicais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Este curso está voltado para o conhecimento da Biologia Celular no contexto da Medicina Tropical. A meta é relacionar os conhecimentos modernos da biologia celular para o entendimento dos problemas relacionados a Doenças infecto-contagiosas. Introdução ao estudo da célula. Células e genomas. As características universais das células na Terra. A diversidade dos genomas, a árvore da vida. A informação genética nos eucariotos. Química celular e biossíntese. Os componentes químicos da célula. A catálise e o uso de energia pelas células. Como as células obtém energia dos alimentos. A forma e a estrutura das proteínas. A função das proteínas.

 

Fundamentos de Neurociências e o Estudo de Dt e Patologias (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Biologia celular dos neurônios: estrutura do neurônio e sua relação à função, citoesqueleto neuronal, transporte axoplasmático. Biologia celular da glia: células gliais do sistema nervoso central, células gliais do sistema nervoso periférico, papel funcional das células gliais. Mecanismos neuronais para a transmissão de informação: bases iônicas do potencial de membrana, difusão e transporte ativo de íons através da membrana plasmática, potencial de repouso, potencial de ação, propagação do potencial de ação, transmissão sináptica. Receptores sensoriais, transdução sensorial, codificação sensorial. Contração muscular, unidade motora. Raiva, transporte axoplasmático, invasão do sistema nervoso central e funções nervosas superiores: agentes etiológicos, hospedeiros e transmissão, características clínicas e tipos de raiva, patogênese, diagnóstico, prevenção, controle, perpetuação e re-emergência. Arboviroses e as encefalites virais. Comprometimento ocular na dengue. Herpes simplex e a encefalite herpética: epidemiologia, estrutura e replicação, neurovirulência, infecções latentes, patologia e patogênese, diagnóstico, manifestações clínicas da doença, prevenção de infecções, tratamento, encefalite por herpes simplex. Hanseníase e o sistema nervoso periférico: situação global, epidemiologia, bacteriologia, classificação da doença, diagnóstico, tratamento, talidomida como um novo agente terapêutico, vacinação, reações hansenianas, tratamento das reações, prevenção da incapacitação e reabilitação. Meningites bacterianas. Toxoplasmose e o sistema visual. Protozooses com comprometimento do sistema nervoso central. Malária cerebral: modelos in vivo, modelos in vitro, resultados experimentais, perspectivas. Exposição a poluentes neurotóxicos: neurotoxicidade do mercúrio, comprometimento sensorial, comprometimento do controle motor, comprometimento da memória e outras funções nervosas superiores.

 

Genética de Microorganismos (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Estrutura dos ácidos nucléicos e expressão gênica. Genomas bacterianos e virais e seus processos de replicação. Recombinação gênica. Transferência de genes durante a reprodução bacteriana. Utilização de genomas microbianos para diagnóstico; Projetos de seqüenciamento dos genomas. Dados genéticos e a internet. Biologia molecular de protozoários. Seminários e discussão em grupos sobre os mecanismos de infecção e resistência bacteriana aos antibióticos.

 

Imunologia Aplicada às Doenças Tropicais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceitos em imunologia. Métodos de estudos das doenças imunes. Imunidade inata. Imunidade adaptativa. Células da resposta imune. Imunidade humoral. Anticorpos. Citocinas. Complexo principal de histocompatibilidade (MHC). Processamento e apresentação de antígenos. Mecanismos efetores das respostas imunes. Imunidade a vírus. Imunidade a bactérias. Imunidade a fungos. Imunidade a helmintos e protozoários. AIDS e doenças tropicais.

 

Métodos de Caracterização Etiológica e Diag. Laborat. das Dts (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Fundamentos de Biologia molecular e imunologia. Principais métodos de diagnóstico laboratorial: diretos e indiretos. Fundamentos da tecnologia do DNA e importância da clonagem de DNA no diagnóstico de microorganismos. Seqüenciamento de DNA na caracterização das espécies de parasitas, vírus, bactérias e fungos. Eletroforese de isoenzimas. Seminários, avaliação crítica e discussão do valor diagnóstico das diferentes técnicas e aplicabilidade das mesmas frente à realidade da região amazônica.

 

Participação em Seminários do Núcleo de Medicina Tropical (1 créditos, 15 horas)

Ementa: Participação em seminários ministrados por pesquisadores e mestrandos nas linhas de pesquisas e temas abordados no Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais.

 

Patologia das Doenças Tropicais (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Conceitos em patologia. Métodos de estudo em patologia. Mecanismos gerais de lesão celular. Morte celular. Lesões celulares induzidas por agentes infecciosos. Imunopatologia da interação parasito-hospedeiro. Patologia das doenças tropicais de natureza viral. Patologia das doenças tropicais de natureza fúngica. Patologia das doenças tropicais de natureza bacteriana. Patologia das doenças tropicais induzidas por protozoários e helmintos. Biologia molecular no estudo de patologia. Imunohistoquímica: conceito e aplicações.

 

Pratica de Ensino em Ciências da Saúde (2 créditos, 30 horas)

Ementa:

 

Seminários em Saúde e Ambiente (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Introdução à saúde ambiental. Inter-relação homem e os diversos compartimentos ambientais, destacando a prevenção à saúde. Legislações do CONAMA. Estudo dos principais problemas ambientais do estado do Pará e suas consequências para saúde humana. Contaminação das águas, enfatizando os matadouros e cemitérios. Contaminação do solo, praguicidas (organoclorados, organofosforados, carbamatos e piretróides), metais pesados (mercúrio, arsênio, alumínio e manganês). Contaminação do ar: contaminantes atmosféricos primários (destacando monóxido de carbono), contaminantes atmosféricos secundários e principais fenômenos atmosféricos de interesse toxicológico (chuva ácida, redução da camada de ozônio, efeito estufa e inversão térmica). Interações resultantes da ocorrência concomitante de patologias tropicais e a poluição por agentes químicos na Amazônia.

 

Tópicos Especiais em Dermatologia Sanitária (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Hansenologia: epidemiologia e controle no mundo e no Brasil. Aspectos etiopatogênicos e bacteriológicos. Imunopatologia. Testes diagnósticos. Aspectos clínicos. Dano neural e prevenção de incapacidades. Perspectivas terapêuticas dos estados reacionais. Hanseníase e HIV/AIDS. Epidemiologia e controle das DST/abordagem sindrômica. Sífilis. Herpes simples e HPV. Cancro mole e donovanose. Uretrites gonócocicas e não gonocócicas. DST e HIV/AIDS.

 

Tópicos Especiais em Dermatologia Sanitaria: Hansenologia e DST (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Hansenologia: epidemiologia e controle no mundo e no Brasil. Aspectos etiopatogênicos e bacteriológicos. Imunopatologia. Testes diagnósticos. Aspectos clínicos. Dano neural e prevenção de incapacidades. Perspectivas terapêuticas dos estados reacionais. Hanseníase e HIV/AIDS. Epidemiologia e controle das DST/abordagem sindrômica. Sífilis. Herpes simples e HPV. Cancro mole e donovanose. Uretrites gonócocicas e não gonocócicas. DST e HIV/AIDS.

 

Tópicos Especiais em Virologia Médica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Conceitos e classificação dos agentes virais. Nomenclatura. Organização genômica e nomenclatura dos vírus. Multiplicação viral. Patogênese da infecção viral. Diagnóstico laboratorial das infecções virais. Epidemiologia e profilaxia. Vírus e tumores. Viroses da pele e mucosas. Viroses do globo ocular. Viroses respiratórias. Diarreias virais. Viroses hepáticas. Viroses linfáticas e glandulares. Viroses do sistema nervoso. Febres hemorrágicas virais.