O Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPGDT) integra o Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão e atuando na formação de docentes-pesquisadores para o estudo e o ensino das doenças tropicais e das patologias regionais no estado do Pará e na Amazônia.
É oferecido por meio do Programa o curso de Mestrado Acadêmico, iniciado em 1994, e também o de Doutorado, iniciado em 2007. São duas Áreas de Concentração, Clínica das Doenças Tropicais e Patologia das Doenças Tropicais, e 6 linhas de pesquisa distribuídas entre as duas áreas.
A área de concentração em Clínica das Doenças Tropicais reúne alunos graduados de Medicina e área de concentração em Patologia das Doenças Tropicais reúne graduados de cursos como Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Saúde Ocupacional.
A atuação do PPGDT é voltada para ensino e a pesquisa em bases patológicas, características clínicas, meios de prevenção e tratamento de diversas doenças tropicais e negligenciadas prevalentes nessa região, incluindo malária, leishmaniose, hanseníase, toxoplasmose, micoses superficiais e profundas, febre amarela, dengue, hepatites virais e viroses em geral, entre outras moléstias de ocorrência na Amazônia. Além da produção de conhecimentos fundamentais ao desempenho do sistema de saúde na região, o Programa tem estreita aproximação com esse sistema na prestação de serviços de apoio ao diagnóstico e vigilância em saúde.